25 Janeiro    



 

Estando eles a ouvi-lo, Jesus passou a contar-lhes uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e o povo pensava que o Reino de Deus ia se manifestar de imediato. Ele disse: “Um homem de nobre nascimento foi para uma terra distante para ser coroado rei e depois voltar. Então, chamou dez dos seus servos e lhes deu dez minas. Disse ele: ‘Façam esse dinheiro render até a minha volta’. “Mas os seus súditos o odiavam e por isso enviaram uma delegação para lhe dizer: ‘Não queremos que este homem seja nosso rei’. “Contudo, ele foi feito rei e voltou. Então mandou chamar os servos a quem dera o dinheiro, a fim de saber quanto tinham lucrado. “O primeiro veio e disse: ‘Senhor, a tua mina rendeu outras dez’. “ ‘Muito bem, meu bom servo!’, respondeu o seu senhor. ‘Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades.’ “O segundo veio e disse: ‘Senhor, a tua mina rendeu cinco vezes mais’. “O seu senhor respondeu: ‘Também você, encarregue-se de cinco cidades’.

Lucas 19:11-19

Pensamento: Diferente da parábola dos talentos em Mateus, nesta parábola cada um dos servos recebeu o mesmo valor - uma mina. Uma mina valia aproximadamente o salário para quatro meses de trabalho. No Reino de Deus, alguns recebem talentos como de pregador ou pastor; outros são agraciados por Deus com vozes impressionantes. Ainda outros foram dotados por Deus com o dom de ensinar, de exortar, de contribuir e até de exercer misericórdia (Rom 12:7-8). Não temos os mesmos dons, mas temos as mesmas oportunidades para usar os dons que Deus nos deu. Todos recebem o mesmo número de horas por dia. Todos são chamados a serem e a fazerem discípulos, auxiliados e guiados pelo mesmo Espírito, e todos são amados igualmente por Deus. Seja qual for o seu talento, use-o com diligência no tempo que Deus lhe deu, na força de fé que lhe proporcionou pela graça que ele derramou em sua vida. Vem o dia em que seu Senhor voltará e o galardão que lhe aguarda será muito maior do que você pode imaginar. Tem alguma oportunidade lhe aguardando ainda hoje para usar seu dom?

Oração: Gracioso Deus, abra meus olhos para o vasto território do seu amor e a abundante providência do Senhor. Que as minhas palavras e ações sejam testemunhas do quanto sou grato pela presença de Jesus em minha vida e pelo seu amor para comigo. Que eu possa ser fiel no uso dos dons que o Senhor me deu e no proveito das oportunidades que o Senhor preparou para mim. Em nome de Jesus eu oro e agradeço. Amém. || Veja a imagem especial: http://www.iluminalma.com/img/il_mateus25_21.html

Dennis Downing é o autor do devocional diário "Jesus disse...",
Copyright © 2006-2009, Dennis Downing. Todos os direitos reservados. As citações bíblicas são da Nova Versão Internacional (Nda Sociedade Bíblica Internacional (www.sbibrasil.org.br), salvo indicação em coário.